A chegada de turistas internacionais foi 7% superior à do ano anterior, quando ainda faltam dias de 2025 que elevarão o número de viajantes e excursionistas. Os principais emissores são Guatemala, Estados Unidos e Honduras, este último país com um grande fluxo nos últimos dias, onde a espera na fronteira chegou, em algumas ocasiões, a cinco horas na alfândega.
Um fator fundamental para o aumento são as visitas de salvadorenhos residentes no exterior, impulsionados pelas conquistas do país em matéria de segurança, já que muitos emigraram por causa desse problema em anos anteriores. Só nos Estados Unidos, há cerca de três milhões de salvadorenhos residentes legais e ilegais.
Dados precisos indicam que, entre 1º de janeiro e 21 de dezembro, foi atingida a meta de quatro milhões de visitantes internacionais prevista para este ano, o que indica que o país continua sendo um dos destinos favoritos para férias, critérios reiterados pela ministra do setor, Morena Valdez.
Em 2024, El Salvador atingiu 3,8 milhões de turistas, tornando-se um dos países com maior crescimento no mundo.
“Do total, 3,3 milhões são turistas que ficam mais de uma noite e 700 mil são excursionistas, e crescemos 7% em relação ao ano passado. Somos líderes na região”, indicou a ministra Valdez.
A ministra indicou que a chegada dos visitantes se deve às estratégias impulsionadas pelo governo do presidente Nayib Bukele, bem como à promoção impulsionada nos diferentes mercados e ao importante trabalho da empresa privada.
O setor privado tem um papel fundamental para que a experiência dos visitantes internacionais seja excelente, com preços justos, afirmou. Com os números alcançados este ano, o plano para 2026 será mais exigente e, só no primeiro trimestre, temos uma projeção bastante boa com todos os eventos, shows como a residência de Shakira, que se estendeu por cinco dias, e eventos esportivos como o Ironman 70.3, enumerou a ministra.
Um elemento que é meta e projeção no país é aumentar sua rede hoteleira, um freio ao desenvolvimento, para o qual o governo está trabalhando.
El Salvador aspira adicionar cerca de 10 mil quartos de hotel até 2030 para satisfazer a crescente demanda turística, embora haja projeções de necessidade de cerca de seis mil quartos no curto prazo.
mem/lb/bm





