Uma das primeiras ações após o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Vietnã e Cuba, em 2 de dezembro de 1960, foi o envio de jovens vietnamitas para estudar na ilha, lembrou o diplomata ao divulgar em coletiva de imprensa o Plano de Bolsas de Estudo do Governo cubano para 2026-2027.
Polanco destacou que foi precisamente por proposta do líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, que este programa começou a ser implementado no outono de 1961, oferecendo para o próximo ano letivo 15 vagas para bolsistas deste país indochinês.
Nesta ocasião, serão oferecidas oito bolsas para estudos de Medicina e outras sete para especialidades relacionadas às Ciências Naturais, Agrícolas, Econômicas, Sociais, Pedagógicas e Humanas, entre outras.
O Plano de Bolsas de Estudo, precisou o embaixador, tem sua base legal no Acordo de Cooperação no campo da Educação Superior e é ratificado anualmente no Protocolo das sessões da Comissão Intergovernamental para a Colaboração Econômica e Científico-Técnica.
Ao longo desses anos, acrescentou, muitos vietnamitas formados em Cuba ocuparam cargos importantes em instituições do Partido Comunista (PCV) e do Governo, bem como nas embaixadas e consulados do Vietnã em todo o mundo.
Existe também um clube muito ativo de vietnamitas formados em Cuba, que mantém uma estreita colaboração com a Embaixada, um trabalho permanente de solidariedade, e que também “contribuiu para manter vivo o espírito de várias gerações de bolsistas formados na ilha”, afirmou.
Polanco também se referiu à realização, em Havana, de 9 a 13 de fevereiro do próximo ano, do XV Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2026, no âmbito do qual será realizado o Primeiro Encontro Internacional de Graduados da Educação Superior Cubana.
Esta edição do evento será especialmente dedicada à comemoração dos 50 anos do Ministério da Educação Superior de Cuba e sua rede de instituições, bem como ao centenário do Comandante em Chefe, Fidel Castro.
Sobre este último, o embaixador cubano destacou que a Editorial Educativa do Vietnã fará uma importante contribuição ao apresentar uma edição bilíngue (vietnamita-espanhol) do livro “A nação inteira transformada em uma universidade: Fidel e a educação superior”.
O volume sintetiza o pensamento do líder histórico da Revolução cubana, considerado o guia estratégico na formação e no desenvolvimento dos recursos humanos internacionais educados em Cuba, sob a premissa de que o ensino superior é um bem público e social, um direito humano universal e um dever dos Estados.
ro/mpm/bm





