Ahmed, em sua conta na rede social X, explicou que os dispositivos tecnológicos utilizados requerem eletricidade, daí a necessidade de ampliar esse serviço por todos os meios possíveis.
No caso da conectividade à internet, ele reconheceu que muitas cidades contam com esse benefício, mas nos próximos cinco anos ele deve ser totalmente acessível em todas as áreas. “Com a convicção de que isso é possível, devemos criar igualdade de oportunidades para nossos cidadãos”, enfatizou.
Na véspera, o chefe do governo africano lançou oficialmente a Estratégia Etiópia Digital 2030 e revelou a conclusão da Etiópia Digital 2025, cujos objetivos foram alcançados quase que totalmente.
Ele destacou que a ampliação da acessibilidade, a criação de oportunidades iguais para os cidadãos e o fortalecimento da confiança entre a população e as instituições estão entre os pilares fundamentais do novo programa.
“Para garantir que esses pilares sejam realizados, serão feitos esforços significativos, particularmente na expansão da infraestrutura digital pública”, enfatizou. Ele acrescentou que isso construirá uma forte capacidade digital por meio de uma abordagem centrada nas pessoas, destinada a melhorar a qualidade de vida.
Por sua vez, o vice-primeiro-ministro etíope, Temesgen Tiruneh, ao refletir sobre as conquistas da Estratégia Etiópia Digital 2025, destacou que ela estabeleceu uma base sólida e habilitada pela tecnologia para o crescimento econômico do país.
Tiruneh mencionou que ela contribuiu para a expansão da infraestrutura digital em todo o país, introduziu o serviço único Mesob e a identificação digital Fayda, o financiamento digital avançado e os pagamentos, além de lançar a Iniciativa Cinco Milhões de Codificadores para construir uma cidadania digitalmente qualificada.
Olhando para o futuro, ele declarou que a nova iniciativa é coordenada em nível nacional e guiada por uma governança sólida e uma liderança clara. Ele enfatizou que o alcance de seus objetivos requer ir além das abordagens convencionais e abraçar um salto digital ousado, inovador e acelerado.
Nesse sentido, pediu às instituições governamentais e ao setor privado que modernizem seus serviços, instou os parceiros de desenvolvimento a alinharem seu apoio às prioridades nacionais e incentivou os jovens e profissionais a contribuírem com sua criatividade e energia para a construção de soluções locais sustentáveis.
“Juntos, realizaremos a prosperidade da Etiópia por meio do conhecimento digital e da inovação”, concluiu.
mem/nmr/mb





