Sábado, Dezembro 20, 2025
NOTÍCIA

Disputa com o Japão, UE e feira de turismo marcam semana na China

Beijing, 20 dez (Prensa Latina) Tensões diplomáticas com o Japão, a imposição de tarifas à União Europeia (UE) e o início da Feira Internacional de Viagens e Turismo (CITM) em Hainan marcaram a semana que termina hoje na China.

Beijing rejeitou as declarações do Ministro da Defesa do Japão sobre o aumento dos gastos militares chineses e acusou Tóquio de espalhar desinformação e de não ter autoridade moral para questionar sua política de defesa.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, afirmou que o Japão lançou acusações infundadas e maliciosas contra a construção da defesa nacional da China.

Guo instou o Japão a respeitar os quatro documentos políticos bilaterais e a corrigir as recentes declarações errôneas de sua liderança.

A crise diplomática entre as duas nações continua a se agravar com incidentes durante exercícios militares, a suspensão de intercâmbios governamentais, acusações mútuas e outras medidas em meio ao aumento das tensões. Esta semana, a China anunciou a imposição de tarifas antidumping sobre as importações de carne suína e derivados originários da União Europeia.

A medida estabelece taxas diferenciadas para empresas da União Europeia, com tarifas que variam de 4,9% a 19,8%, de acordo com a resolução oficial.

O Ministério do Comércio anunciou a medida após concluir uma investigação oficial iniciada em junho de 2024, que determinou a existência de práticas de dumping nesses produtos e o consequente impacto substancial na indústria suína nacional.

O ministério especificou que as tarifas entraram em vigor imediatamente e permanecerão em vigor por cinco anos.

Em outras notícias, a Feira Internacional de Viagens e Turismo da China 2025 (CITM) foi inaugurada hoje, com mais de 1.000 operadores turísticos e representantes de 101 países e regiões, incluindo Cuba.

O evento é organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo da China e acontecerá durante três dias na província de Hainan. Segundo os organizadores, a feira inclui rodadas presenciais de negociações profissionais entre compradores e vendedores do setor turístico.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado na Ilha de Hainan desde sua criação em 2001, tendo anteriormente alternado entre as cidades de Xangai e Kunming.

Cuba participa do evento com uma delegação chefiada pelo Primeiro Vice-Ministro do Turismo, Jorge Alberto García.

Aliás, a ilha caribenha participou da primeira edição do Diálogo China-América Latina e Caribe sobre Turismo, realizado no âmbito desta feira.

mem/idm/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa