“A Alfândega da Belarus frustrou mais uma tentativa de importação ilegal de estupefacientes e substâncias psicotrópicas da União Europeia para o país, ao apreender um carregamento de 1.282 kg com um valor aproximado de 62 milhões de dólares no mercado negro”, precisou Danílovich.
O alto funcionário explicou que as substâncias proibidas eram transportadas para o país a partir da Polônia em um caminhão com placa polonesa.
“Em Minsk, durante o despacho alfandegário, os funcionários realizaram uma inspeção minuciosa da carga. Como resultado, foram descobertos narcóticos e substâncias psicotrópicas especialmente perigosas em caixas de papelão, em vez de água mineral. Especificamente, 915 kg de haxixe e 367 kg de mefedrona”, declarou o vice-presidente do Comitê.
Segundo Danílovich, dado que a carga deveria ser transportada para a Rússia após o seu despacho em Belaru, os funcionários aduaneiros, juntamente com os seus colegas russos, realizaram as investigações necessárias.
Como resultado, foram identificados e detidos membros de um grupo criminoso internacional, cidadãos da União Europeia, Belarus, Rússia e Moldávia.
A estes últimos foram apreendidas, durante a revista, substâncias proibidas adicionais, aproximadamente 5 kg de haxixe e mefedrona.
O Serviço Alfandegário da Belarus e o Serviço Federal Alfandegário da Rússia abriram processos criminais por tráfico de drogas em relação a este incidente, indicou Danílovich.
O vice-presidente do Comitê Estatal de Alfândega indicou que os acusados podem ser condenados a penas de até 20 anos de prisão.
mem/gfa/bm





