Segunda-feira, Dezembro 08, 2025
NOTÍCIA

ONU condena mortes de civis no Sudão

Nações Unidas, 8 dez (Prensa Latina) A ONU condenou hoje os recentes ataques com drones realizados pelas chamadas Forças de Apoio Rápido no estado sudanês de Kordofan do Sul, que resultaram na morte de dezenas de crianças.

Por meio de seu site oficial, as Nações Unidas (ONU) também denunciaram ataques contra equipes de emergência que tentavam prestar socorro aos feridos.

Em um comunicado divulgado pelo porta-voz Stéphane Dujarric, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, expressou sua consternação com os ataques contra um hospital e um centro infantil, bem como contra membros de brigadas de ajuda humanitária.

Por sua vez, o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que o Hospital Rural de Kalogi foi atacado pelo menos três vezes, resultando em 114 mortes, incluindo 63 crianças.

Estamos fazendo apelos urgentes por doações de sangue e outros tipos de apoio médico. Alarmantemente, paramédicos e socorristas foram atacados enquanto tentavam transportar os feridos do centro de acolhimento diurno para o hospital, acrescentou ele.

A ONU alertou que a situação no Sudão é catastrófica e expressou preocupação com os milhões de pessoas presas nos combates entre as Forças Armadas Sudanesas e o grupo paramilitar. As terríveis violações e abusos dos direitos humanos relatados em El Fasher nos últimos meses não devem se repetir na região de Kordofan. Exigimos uma cessação imediata das hostilidades e a interrupção do fluxo de armas, declarou Dujarric.

O Secretário-Geral reitera seu apelo para que as partes concordem com o fim das hostilidades e retomem as negociações para alcançar um cessar-fogo duradouro e um processo político abrangente, inclusivo e liderado pelos sudaneses. As Nações Unidas estão prontas para apoiar medidas genuínas para traçar um caminho para a paz, afirmou ele.

rc/gas/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa