Quinta-feira, Dezembro 04, 2025
NOTÍCIA

Programa Mundial de Alimentos destaca capacidades de Cuba

Havana, 4 dez (Prensa Latina) O representante do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Étienne Labande, afirmou em Havana que, apesar dos desafios para desenvolver uma estratégia nacional de fortificação de alimentos, Cuba tem como ponto forte sua capacidade.

O representante do PMA em Cuba abriu as sessões do Simpósio Inovação para a Sustentabilidade da Indústria Alimentar (SISIA 2025) com a conferência “Inovação e alianças para a ampliação de soluções sustentáveis na indústria alimentar cubana: rumo a uma estratégia nacional para a fortificação de alimentos”.

Labande afirmou em sua intervenção que, desde o final de 2023, o Programa Mundial de Alimentos retomou a facilitação e o acompanhamento técnico ao governo cubano com o objetivo de implementar essa iniciativa.

Entre suas prioridades destacam-se a aquisição de opções viáveis de alimentos de consumo massivo, o fortalecimento das capacidades tecnológicas da produção industrial nacional e o apoio a um marco regulatório que dê corpo jurídico à fortificação nacional de alimentos, entre outras ações.

Participam do projeto setores governamentais importantes, como Indústria Alimentícia, Agricultura e Saúde Pública.

Entre os resultados esperados a longo prazo estão a melhoria da cesta básica com a incorporação de alimentos fortificados, o progresso na qualidade das dietas e as práticas de consumo de grupos vulneráveis por meio do uso de alimentos fortificados por instituições de proteção social.

Em entrevista à Prensa Latina, Labande destacou que Cuba possui uma comunidade científica muito forte, com todo o conhecimento necessário, além de uma infraestrutura que permite a fortificação de alimentos e a tecnologia necessária, pelo que basta encontrar a forma de garantir que o processo seja sustentável ao longo do tempo.

Sobre as recomendações para que o Estado cubano cumpra essa meta, Labande apontou a necessidade de recuperar coisas que eram feitas antes no país caribenho, entre elas alguns alimentos como compotas para crianças, que em algum momento deixaram de ser fortificados, bem como o trigo, que quando moído para transformá-lo em farinha também pode passar pelo referido processo.

Da mesma forma, existem produtos específicos de suplementos nutricionais para categorias da população, como crianças e idosos, que podem ser produzidos a nível nacional com essas características, acrescentou o especialista do PMA.

O simpósio SISIA 2025 é dedicado ao centenário do nascimento do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, a ser comemorado em 2026, disse o diretor-geral do Instituto de Pesquisas para a Indústria Alimentícia (IIIA), engenheiro Jesús Rodríguez Mendoza, ao inaugurar o evento.

O evento, cujo lema é “Inovação sustentável em alimentos”, é organizado pelo IIIA, instituição líder em inovação e desenvolvimento da indústria alimentícia de Cuba.

Entre suas realizações, o IIIA se destaca no desenvolvimento de alimentos para idosos e gestantes, sucos de frutas e vegetais para crianças, produtos com baixo teor de açúcar e na prestação de serviços técnicos, docentes e científicos.

npg/abm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa