O projeto Zonas Criativas acontecerá no município de Havana Leste, nesta capital, especificamente na Casa do Patrimônio Cojímar, onde será apresentado o livro “As Mil Maravilhas Azuis: Uma Viagem Marítima à Descoberta da Itália”.
A programação infantil oferecerá uma manhã repleta de aventuras, incluindo jogos e sorteios, com o objetivo de promover a leitura, a imaginação e o fortalecimento dos laços comunitários.
Em relação ao concerto da dupla italiana Loccisano-Piccioni, este acontecerá no Museu da Música, localizado em Havana Velha, às 18h, horário local.
A dupla italiana Loccisano-Piccioni celebra uma tradição viva, como relatado no programa do evento; eles possuem uma herança musical que se reinventa; com uma guitarra battente ou chitarra battente, originária do sul da Itália, com 10 cordas de metal em 5 ordens duplas.
A palavra battente significa literalmente “balanço”, mas uma tradução mais precisa seria “impacto” e se refere à maneira de tocar, como o dedilhar do violão clássico ou flamenco.
O outro instrumento utilizado pela dupla Loccisano-Piccioni neste concerto é o pandeiro, um tipo de membranofone cujo diâmetro da pele é maior que a sua profundidade.
Possui uma estrutura composta por um ou dois aros de madeira sobrepostos e pode ser equipado com chocalhos.
Com esses instrumentos, o grupo consolidou seu sucesso ao apresentar um repertório que celebra o diálogo entre o folclore do sul da Itália e os ritmos do mundo.
ode/dpm/hb





