Em diálogo realizado ontem entre o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP, parlamento), Esteban Lazo, e o vice-presidente do Partido Novo Azerbaijão, Tahir Budagov, o líder do Legislativo cubano lembrou as mais de três décadas de laços entre os dois países.
Destacou que esses laços são caracterizados pela amizade e estreita colaboração, apoiadas por um diálogo bilateral permanente e pela cooperação em benefício de ambos os povos, informou a ANPP.
Esta visita, destacou Lazo, ocorre em uma data histórica para Cuba, 25 de novembro, quando prestamos homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro (no nono aniversário de sua morte).
Também agradeceu a posição inabalável do Partido e do Governo do Azerbaijão a favor do levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo Governo dos Estados Unidos, bem como pela exclusão de Cuba da lista espúria de Estados supostamente patrocinadores do terrorismo.
Por sua vez, Budagov expressou sua solidariedade diante dos danos causados pelo furacão Melissa à ilha, ao mesmo tempo em que agradeceu a contribuição internacionalista cubana com uma Brigada Médica do Contingente Henry Reeve que colaborou na luta contra a Covid-19 em seu país.
Também destacou o legado de Fidel Castro como “um símbolo de invencibilidade, de força; um homem sempre pronto a se sacrificar por seu povo e por seu país”.
Budagov reconheceu a importância do acordo de intercâmbio e cooperação assinado entre o Partido Comunista de Cuba e o Partido Novo Azerbaijão, com o objetivo de fortalecer as relações entre ambas as organizações, avançar no intercâmbio sobre temas de interesse comum e potenciar a colaboração.
mem/evm/bm





