Os laços de amizade foram destacados na inauguração do pavilhão oficial da República Bolivariana da Venezuela na presente edição da FIHAV 2025.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Poder Popular para o Comércio Nacional da Venezuela, Luis Villegas, do secretário executivo da ALBA-TCP, Rander Peña, e do vice-primeiro-ministro e titular do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Óscar Pérez-Oliva.
A parte venezuelana transmitiu uma mensagem do presidente Nicolás Maduro, na qual ele destaca seu impulso para o fortalecimento das alianças estratégicas e fraternas entre as nações. Afirmaram que a Venezuela era fundamentalmente um país petrolífero, mas hoje, embora continue sendo uma nação petrolífera, avança decididamente em direção a uma economia diversificada em todos os setores.
Eles passaram, enfatizaram, de importar 90% do que consumiam para produzir a mesma porcentagem da demanda nacional.
A parte cubana referiu que a presença de amigos de diferentes países neste ato evidencia, em primeiro lugar, que a Venezuela não está sozinha e que as nações do Sul global apoiam sua causa.
Acrescentaram que os avanços da Venezuela são uma inspiração para Cuba, quando este país também pode enfrentar e resolver problemas com recursos próprios, inteligência e empenho.
mem/rfc/bm





