“A Rússia tem sido e continua sendo uma aliada estratégica, uma parceira confiável e uma boa amiga do Quirguistão. E, claro, sempre valorizamos as relações fortes e multifacetadas com a Rússia fraterna”, afirmou Japarov nesta quarta-feira em Bishkek.
Putin chegou à capital quirguiz em visita oficial em 25 de novembro, o líder russo permanecerá em Bishkek até amanhã.
Putin também tem uma reunião bilateral agendada com o presidente de Belarus Alexander Lukashenko.
Na quinta-feira, o chefe de Estado russo participará da reunião do Conselho de Segurança Coletiva da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) e também concederá uma coletiva de imprensa.
Por sua vez, Putin, em seu encontro com Zhaparov, enfatizou que a parceria estratégica e a aliança entre Moscou e Bishkek estão se desenvolvendo com sucesso, baseadas no respeito mútuo e nos interesses de cada país, em um espírito de amizade e cooperação.
“Estamos muito satisfeitos por estarmos com nossos colegas no país amigo, o Quirguistão. A visita ocorre na véspera da reunião do Conselho de Segurança Coletiva da OTSC”, observou Putin. “Valorizamos muito o excelente trabalho realizado pelo Quirguistão durante sua presidência da organização”, enfatizou.
A Rússia assumirá a presidência da organização em 2026, acrescentou o presidente russo durante seu encontro com Zhaparov.
oda/gfa / fav





