De acordo com o comunicado do órgão científico, publicado nesta quarta-feira em seu canal no Telegram, a erupção do Bezymyanny ocorreu às 5h20 (horário de Moscou), e a coluna de cinzas se estendeu por aproximadamente 150 quilômetros a leste do vulcão.
Em resposta, as autoridades da península de Kamchatka, na Rússia, emitiram um alerta laranja para a segurança aérea, considerando a atividade vulcânica uma ameaça ao transporte aéreo local.
Vulcanólogos alertam para a possibilidade de uma erupção explosiva que poderia expelir cinzas a até 15 quilômetros de altura e causar queda de cinzas em áreas povoadas.
O vulcão Bezymyanny está localizado na parte central do grupo vulcânico Klyuchevskaya, a 40 quilômetros da cidade de Klyuchi e a 350 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, a capital daquela região russa.
Da mesma forma, a Academia Russa de Ciências relatou que 10 terremotos significativos, com magnitude de sete na escala Richter, ocorreram em Kamchatka nas últimas 24 horas e alertou os moradores sobre a possibilidade de um tsunami.
oda/gfa / fav





