Quarta-feira, Novembro 26, 2025
NOTÍCIA

Paquistão e Irã reafirmam compromisso com o desenvolvimento conjunto

Islamabad, 26 de nov (Prensa Latina) O primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, e o principal conselheiro de segurança do Irã, Ali Ardeshir Larijani, reafirmaram hoje seu compromisso de trabalhar por um futuro pacífico e próspero para seus povos.

Segundo o jornal The Nation, os dois discutiram os desenvolvimentos regionais e internacionais durante uma reunião em Islamabad, antes de Sharif partir para o Bahrein.

Durante a reunião, o primeiro-ministro elogiou a postura de princípios do Irã em relação a questões regionais e expressou sua gratidão e a de seu país pela solidariedade de Teerã com o Paquistão em tempos difíceis, de acordo com o jornal paquistanês.

Ele também enfatizou a importância dos laços fraternos históricos e estreitos entre os dois países e pediu o aprofundamento e a expansão das relações bilaterais em diversas áreas.

Por sua vez, Ali Ardeshir Larijani destacou a necessidade de fortalecer os laços em áreas de amplo alcance e benefício mútuo.

Ele agradeceu ao povo e ao governo pelo apoio inabalável ao Irã durante a recente guerra de 12 dias contra Israel e expressou seu profundo apreço pelo papel construtivo do Paquistão na promoção do diálogo e da diplomacia para a resolução pacífica de disputas.

Durante o encontro, ambos os lados também trocaram opiniões sobre os principais desenvolvimentos regionais e internacionais, enfatizando a importância de esforços coordenados para promover a paz e a estabilidade na região.

Como resultado do encontro, ficou decidido que uma delegação chefiada pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores, Ishaq Dar, visitará o Irã na próxima semana para fortalecer a cooperação em diversas áreas, particularmente agricultura e conectividade.

Também foi relatado que Sharif transmitiu seu profundo respeito e votos de felicidades ao Líder Supremo do Irã, Syed Ali Khamenei, bem como ao Presidente Masoud Pezeshkian, e agradeceu-lhes pelo apoio ao Paquistão e pelo compromisso em fortalecer as relações entre as duas nações.

oda/lrd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa