Terça-feira, Novembro 25, 2025
NOTÍCIA

Cuba e China reforçam cooperação no esporte

Beijing, 25 nov (Prensa Latina) O presidente do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder) de Cuba, Osvaldo Vento, continua hoje uma visita de trabalho à China com foco em aprofundar os laços neste setor.

O titular conversou com o ministro do Esporte e presidente do Comitê Olímpico Chinês, Gao Zhidan, e ambos concordaram com as excelentes relações entre os dois países e destacaram as mais de seis décadas de cooperação no esporte.

“Que o esporte cresça como demonstração dos laços que, durante 65 anos, uniram os dois partidos, governos e povos, compartilhando aprendizados e identificando ações concretas que enalteçam os próximos 60 anos de relações esportivas”, disse Gao Zhidan.

A reunião também contou com a participação do embaixador na China, Alberto Blanco Silva, e do presidente do Comitê Olímpico Cubano, Roberto León Richards.

De acordo com fontes diplomáticas, ambas as partes revisaram os intercâmbios bilaterais fluidos mantidos durante as últimas seis décadas.

Além disso, eles destacaram que essas alianças continuam se consolidando para contribuir com a construção de um futuro compartilhado entre Cuba e a China, com benefícios para o movimento esportivo de ambos os países.

A delegação também visitou o Instituto Chinês de Ciências do Esporte, onde Vento agradeceu a presença dessa instituição na XI Convenção Internacional de Atividade Física e Esporte Afide 2025.

O presidente do Inder também se reuniu com o diretor do Instituto Chinês de Ciências do Esporte, Cao Jingwei.

Durante o encontro, o titular cubano fez uma visita a diversas instalações dedicadas à pesquisa científica aplicada ao esporte.

A Universidade de Esportes de Beijing, a Empresa Li-Ning, a Associação de Esportes Infantis da província de Zhejiang, o Centro Esportivo Olímpico de Hangzhou e a Universidade de Jianghan fazem parte das conversas programadas até a próxima sexta-feira.

lam/idm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa