Segunda-feira, Novembro 24, 2025
NOTÍCIA

Cerca de 50 estudantes católicos sequestrados na Nigéria escapam

Abuja, 24 nov (Prensa Latina) Cerca de 50 estudantes, de um total de várias centenas sequestradas na última sexta-feira no oeste da Nigéria, conseguiram escapar de seus captores, informou hoje a mídia local.

Os jovens, pertencentes à escola católica Santa Maria de Papiri, no estado de Níger, foram feitos reféns por um grupo armado e seu paradeiro era desconhecido.

De acordo com o jornal nigeriano Daily Post, os jovens que conseguiram fugir já estão com suas famílias, depois de permanecerem escondidos na selva para escapar de seus sequestradores, ajudados por agricultores locais.

Por sua vez, o presidente nigeriano, Bola Tinubu, confirmou que 51 estudantes de Papiri estão livres e também indicou que 38 fiéis sequestrados no estado de Kwara também estão em liberdade.

As autoridades também precisaram que ainda há 236 estudantes sequestrados, de um total de 253 menores, além de 12 membros da equipe.

Por outro lado, 24 estudantes continuam desaparecidos após terem sido sequestrados de uma escola no estado de Kebbi, na segunda-feira passada.

O governo havia ordenado o fechamento temporário de todos os internatos na área afetada, mas algumas escolas retomaram as atividades acadêmicas sem notificar ou solicitar autorização, expondo assim os alunos e funcionários a um risco evitável, apontam as fontes.

Observadores políticos lembram que já são vários os incidentes desse tipo em uma semana, em meio a tensões entre a Nigéria e os Estados Unidos pela situação da minoria cristã neste país, após recentes ameaças do presidente Donald Trump de invadir a Nigéria diante do que ele qualifica como campanha de assassinatos contra cristãos pelas mãos de islamistas, acusação que foi categoricamente rejeitada pelo governo de Abuja.

ro/fvt/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa