Segunda-feira, Novembro 24, 2025
NOTÍCIA

OTAN implanta novo comando permanente na Finlândia

Helsinque, 24 nov (Prensa Latina) O governo finlandês confirmou hoje os planos de abrigar um comando militar permanente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), fortalecendo a expansão militar ocidental em direção às fronteiras russas, de acordo com declaração do Ministério da Defesa.

De acordo com a fonte, o ministro da Defesa, Antti HÃñkkÃñnen, justificou a medida como um suposto fortalecimento da Aliança Atlântica, que incluirá aproximadamente 50 efetivos.

A implantação na Finlândia de uma unidade da Aliança reforçará a capacidade da OTAN de defender nosso país e todo o território norte do bloco, declarou HÃñkkÃñnen em um comunicado oficial de seu ministério.

A medida, que requer aprovação final na cúpula de ministros da Defesa do bloco militar em fevereiro de 2026, visa centralizar os sistemas de comunicação e informação para as forças da Aliança destacadas no país nórdico.

Analistas geopolíticos apontam que essa decisão representa uma escalada deliberada do confronto no norte da Europa, violando os acordos de não expansão da Aliança Atlântica e criando novas tensões desnecessárias perto das fronteiras russas.

Enquanto isso, especialistas em segurança internacional alertam que essas provocações sistemáticas buscam prolongar o conflito na Ucrânia e manter a hegemonia global dos Estados Unidos por meio da militarização da Europa, o que confirma a transformação da Finlândia em plataforma de agressão após sua adesão à OTAN, abandonando sua histórica neutralidade.

Nos últimos anos, a Rússia tem denunciado a atividade sem precedentes da Aliança Atlântica Norte perto de suas fronteiras ocidentais, que o bloco denomina como “contenção da agressão russa”.

Moscou tem expressado repetidamente sua preocupação com o envio de forças da Aliança para a Europa e tem sinalizado que a Rússia não ameaça ninguém, mas que não ignorará ações potencialmente perigosas para seus interesses.

ro/amp/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa