Sexta-feira, Novembro 21, 2025
NOTÍCIA

Aumentam os casos de gripe na Itália

Roma, 21 nov (Prensa Latina) Os casos estimados de gripe na Itália neste ano, desde que começou o acompanhamento dos mesmos, ultrapassam 1,7 milhão, com 435 mil novos infectados somente na última semana, indica hoje um relatório sanitário.

De acordo com o último relatório do Instituto Superior de Saúde (ISS), divulgado no site informativo do canal de televisão Sky TG24, o pico da gripe poderá ocorrer no final de 2025, pelo que está em curso um plano para enfrentar o avanço da doença, com a ampliação das vacinações e outras medidas.

Os dados contidos no recente relatório emitido pelo Sistema Integrado de Vigilância de Vírus de Infecções Respiratórias (Respivirnet) do ISS indicam que a porcentagem de testes positivos para o vírus da gripe ( ) realizados é de 12,2%, muito superior aos 0,9 pontos percentuais observados na mesma semana de 2024.

Nas urgências, a taxa de testes positivos foi de 11,0%, também muito acima dos 2,0 pontos percentuais do ano anterior.

Como parte das ações para tentar conter a expansão deste grave problema de saúde, até 19 de novembro foram aplicadas 1.830.861 vacinas, aproximadamente 80 mil a mais do que no mesmo período de 2024, das quais dois terços foram administradas em consultórios médicos e o restante em centros de imunização.

O virologista Fabrizio Pregliasco, professor de Higiene Geral e Aplicada na Universidade de Milão, apontou em relação a este relatório que é preocupante a extensão dos contágios entre crianças de 0 a 4 anos, com 23 infectados nessa faixa etária para cada mil pacientes, acrescenta a fonte.

mem/ort/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa