De acordo com o relatório mais recente da instituição, o Índice de Valor Unitário (IVU) para as mercadorias exportadas também apresentou um crescimento mensal de 1,5% em relação a agosto, com destaque para os produtos metálicos, máquinas e equipamentos como principais contribuintes positivos.
Esse item específico registrou um aumento anual de 13,9%, contribuindo com 6,4 pontos percentuais para a taxa geral, enquanto que na comparação mensal registrou um aumento de 2,7%, contribuindo com 1,3 pontos percentuais.
Em contrapartida, o IVU para as importações refletiu uma queda anual de 1,5% em setembro, com uma redução mensal de 0,3% em relação a agosto.
Os principais fatores para essa contração, de acordo com a Stats SA, foram o petróleo bruto, que caiu 19,5% em relação ao ano anterior e contribuiu com -1,7 pontos percentuais, e outros bens transportáveis, que diminuíram 3,0% e contribuíram com -1,1 pontos percentuais para a taxa anual.
Na análise mensal, os produtos metálicos, máquinas e equipamentos caíram 1,0%, contribuindo com -0,4 pontos percentuais, enquanto outros bens transportáveis recuaram 0,8%, contribuindo com -0,3 pontos percentuais para a diminuição geral.
Esses indicadores, resume a Stats SA, refletem a dinâmica dos preços no comércio exterior sul-africano e fornecem informações relevantes para a análise da balança comercial e da competitividade dos produtos nacionais nos mercados internacionais.
mem/mv/bm





