O ministro da Agricultura da Etiópia, Addisu Arega, reuniu-se com o vice-ministro do setor russo, Andrey Razin, e sua delegação à margem da Conferência Internacional sobre a Garantia da Soberania Alimentar nos Países Africanos, organizada por ambos os países nos dias 20 e 21 de novembro.
“A agricultura continua sendo uma prioridade em nossa agenda de desenvolvimento”, escreveu Arega em suas redes sociais, destacando os laços bilaterais de longa data.

Ele revelou que a representação de Moscou concordou em estender uma assistência técnica substancial, bem como a disposição de avançar com um acordo de cooperação bilateral.
Ambas as partes promoverão um trabalho conjunto sobre variedades de sementes melhoradas, com especial atenção ao girassol, uma cultura fundamental no plano da Etiópia para alcançar a autossuficiência em óleo comestível.

Da mesma forma, elas incentivarão o investimento privado em pesquisa agrícola, promoverão a inovação científica e ampliarão as oportunidades educacionais nesse último campo.
A Rússia manifestou a vontade de partilhar a sua experiência na conquista da soberania alimentar, oferecendo lições que poderão apoiar as reformas em curso na Etiópia.
mem/nmr/bm





