O Ministro do Interior do país, Marco Antonio Villeda, recebeu ontem os agentes americanos, acompanhados pelos Subsecretários de Segurança, Roberto Solórzano, e de Combate ao Narcotráfico, Víctor Hugo Cruz.
A chegada da unidade especializada em gangues e fugitivos, conhecida como Vulcano, ocorre após um pedido do novo Ministro do Interior, que reconheceu a necessidade de cooperação internacional.
A fuga dos 20 fugitivos de alta periculosidade da gangue Barrio 18 da penitenciária Fraijanes II, na capital, gerou uma crise neste país centro-americano e levou à renúncia dos principais funcionários do Ministério do Interior.
Em virtude dessa situação, as autoridades confirmaram no dia 25 a prisão de 23 guardas prisionais e, dos que fugiram, apenas quatro foram encontrados até o momento, o que as levou a alertar a Organização Internacional de Polícia Criminal.
O Ministério Público solicitou um mandado de prisão contra a quinta ex-vice-ministra de Combate às Drogas, Claudia Palencia, pelos crimes de usurpação de funções e cumplicidade na fuga.
Também foi solicitada a prisão do ex-diretor do Sistema Penitenciário, Ludin Godínez, e do diretor do mesmo presídio, Eladio Ramos; a promotoria os acusa de negligência no cumprimento do dever e cumplicidade na fuga.
As autoridades também prenderam o vice-diretor do Grupo B do presídio Fraijanes II, Víctor Alveño. Em 23 de outubro, foi noticiada aqui a saída do ex-ministro Francisco Jiménez do país, e um dia depois a Procuradoria contra a Lavagem de Dinheiro e Outros Ativos solicitou um segundo mandado de prisão contra o ex-funcionário.
oda /znc / fav





