Quarta-feira, Novembro 19, 2025
NOTÍCIA

Equipe do FBI na Guatemala busca por fugitivos

Cidade da Guatemala, 19 de nov (Prensa Latina) Uma equipe do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) continuará hoje seus trabalhos na Guatemala para auxiliar na busca por 16 dos 20 fugitivos de uma penitenciária na capital.

O Ministro do Interior do país, Marco Antonio Villeda, recebeu ontem os agentes americanos, acompanhados pelos Subsecretários de Segurança, Roberto Solórzano, e de Combate ao Narcotráfico, Víctor Hugo Cruz.

A chegada da unidade especializada em gangues e fugitivos, conhecida como Vulcano, ocorre após um pedido do novo Ministro do Interior, que reconheceu a necessidade de cooperação internacional.

A fuga dos 20 fugitivos de alta periculosidade da gangue Barrio 18 da penitenciária Fraijanes II, na capital, gerou uma crise neste país centro-americano e levou à renúncia dos principais funcionários do Ministério do Interior.

Em virtude dessa situação, as autoridades confirmaram no dia 25 a prisão de 23 guardas prisionais e, dos que fugiram, apenas quatro foram encontrados até o momento, o que as levou a alertar a Organização Internacional de Polícia Criminal.

O Ministério Público solicitou um mandado de prisão contra a quinta ex-vice-ministra de Combate às Drogas, Claudia Palencia, pelos crimes de usurpação de funções e cumplicidade na fuga.

Também foi solicitada a prisão do ex-diretor do Sistema Penitenciário, Ludin Godínez, e do diretor do mesmo presídio, Eladio Ramos; a promotoria os acusa de negligência no cumprimento do dever e cumplicidade na fuga.

As autoridades também prenderam o vice-diretor do Grupo B do presídio Fraijanes II, Víctor Alveño. Em 23 de outubro, foi noticiada aqui a saída do ex-ministro Francisco Jiménez do país, e um dia depois a Procuradoria contra a Lavagem de Dinheiro e Outros Ativos solicitou um segundo mandado de prisão contra o ex-funcionário.

oda /znc / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa