De acordo com o relatório mais recente do Departamento de Gestão de Barragens e Prevenção e Controle de Desastres Naturais, até às 11h (hora local) desta quarta-feira, mais de 20.400 casas estavam gravemente inundadas, a maioria delas (10.200) na província de Gia Lai.
As enchentes nos rios Ba, Kon, Krong Ana e muitos outros continuaram aumentando e algumas estações ultrapassaram amplamente o nível de alerta III, o que provocou o isolamento de numerosas áreas residenciais e obrigou os veículos de resgate a operar continuamente em condições climáticas adversas.
Por outro lado, e de acordo com o subdiretor do Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica, Hoang Van Dai, citado pelo jornal Hanoi Moi, as notícias não são muito animadoras para a zona compreendida entre Da Nang, Quang Ngai e Dak Lak, onde as chuvas torrenciais continuarão até as últimas horas da manhã de quinta-feira.
As precipitações oscilarão entre 100 e 300 mm, ultrapassando em algumas zonas os 400 mm, precisou Van Dai, alertando que os níveis de inundação nos rios Ba, Kon e Krong Ana se manterão muito elevados, pelo que o risco de inundações repentinas e deslizamentos de terra é muito elevado.
Também informou que o Centro emitiu um alerta de risco de desastre de nível 4 para a região leste da província de Dak Lak e recomendou à população que evitasse circular por áreas profundamente inundadas, bueiros transbordados e encostas propensas a deslizamentos.
O governo do Vietnã aprovou ontem uma ajuda de emergência de mais de US$ 1,9 milhão do fundo de reserva do orçamento central de 2025 para a província de Khanh Hoa, destinada a reparar os danos causados pelas chuvas e inundações dos últimos dias.
Em Khan Hoa, foram registados sete mortos, 19 feridos e dois cidadãos desaparecidos, bem como graves danos nas culturas, gado e aves, infraestruturas de transporte e habitações.
oda/mpm/bm





