Na inauguração, na véspera do evento que teve início em 2017, a criadora Andrea Contreras agradeceu às pessoas que, com seu talento, inspiram e embelezam a cidade, num esforço para destacar uma das maiores riquezas daquele território.
Desta vez, sob o lema “Antigua, Cidade das Artes. Onde as Estrelas Florescem”, a gestora do projeto e diretora criativa destacou artistas que adotam referências artísticas tão diversas quanto Claude Monet, Vincent van Gogh, Frida Kahlo, Carlos Mérida, Luis de León, entre outros.
Em declarações posteriores à Prensa Latina, ela explicou que havia abraçado com muita alegria esses anos de realização do evento: “foi o coração do povo guatemalteco que floresceu o tempo todo e a verdade é que me sinto muito feliz”.
Ela enfatizou que esse legado pode permanecer para as gerações futuras e convidou as pessoas a visitarem o Mercado de Artesanato, bem como as ruas com obras inspiradas em Mérida e em alguns artistas locais, incluindo Efraín Recinos e Cruz España.
Contreras lembrou que a ideia principal do Festival surgiu da inspiração baseada nas histórias de sua avó e também de seu avô, que era aquarelista.
As ruas estavam repletas de milhares de visitantes, a maioria dos quais veio para tirar fotografias inesquecíveis, comprar artesanato, pinturas ou provar a gastronomia típica.
Eva Puac, uma vendedora originária de Momostenango, no departamento de Totonicapán, mas que vive em Antigua Guatemala há 20 anos, observou que esperam aumentar as vendas, que têm estado lentas nas últimas semanas.
O colombiano Miguel Ángel Restrepo, que chegou ao país para uma reunião, parabenizou os organizadores e comparou o evento ao que celebra anualmente em agosto em sua cidade natal, Medellín.
Ele disse que lá o evento dura 10 dias e inclui desfiles, concertos, exposições de flores, corridas de bicicleta e a principal atração é o famoso Desfile de Silleteros (Desfile de Flores), embora as competições também elevem a qualidade, especificou.
A professora Andrea Díaz, que confessou ter agendado a consulta em todas as ocasiões anteriores, reiterou que as fotografias são o mais importante nestes dias.
Uma das principais atrações é um pavão gigante em frente à prefeitura, e a famosa rua do Arco de Santa Catalina exibe incríveis obras de arte em diferentes cores e tonalidades.
O festival atrai cerca de 500 mil visitantes por ano, segundo dados do Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat).
Se Antigua te faz apaixonar à primeira vista todos os dias, neste fim de semana o romance se torna eterno com a explosão de rosas e vida por toda parte.
mem/znc/hb





