Integrante da seleção nacional de corrida de longa distância, Belmonte chega à emblemática prova de Havana após participar da meia maratona do Panamá, com o objetivo de melhorar seu tempo para se classificar para os Jogos Centro-Americanos de Santo Domingo, em 2026.
Em declarações à Prensa Latina, a recordista nacional dos 21 quilômetros (1:14:11 horas) destacou o bom momento do treinamento e o caráter benéfico da preparação em solo mexicano sob a orientação de Luis Ordoñez.
Aos 40 anos, a heptacampeã da meia maratona de Havana concentra suas ambições em completar o ciclo olímpico com o objetivo de participar dos Jogos de Los Angeles 2028.
Consegui recuperar minha forma competitiva e estou me aproximando dos meus melhores resultados, por exemplo, na corrida no Panamá, alcancei um tempo próximo a uma hora e 22 minutos, disse ela.
Em seu retorno ao Marabana, Belmonte almeja terminar entre as duas primeiras colocadas, buscando recuperar seu protagonismo no prestigiado circuito caribenho.
“Eu não poderia deixar de estar aqui. A Maratona marcou o início e abriu as portas para os grandes palcos para mim”, destacou a experiente corredora de longa distância, que encerrará a temporada na Maratona de Monterrey, em 14 de dezembro.
Belmonte será uma das figuras principais neste domingo na competição de Havana, que reuniu quase três mil corredores e caminhantes de Cuba e de outras 34 nações.
Com largada e chegada no Ginásio Poliesportivo Ramón Font, a Maratona de Marabana é o único circuito nacional certificado pela Associação Mundial de Maratonas e Corridas de Longa Distância, e um dos eventos mais importantes do esporte cubano a cada ano.
mem/yma/hb





