Quinta-feira, Novembro 13, 2025
NOTÍCIA

Mulheres defendem papel de liderança na ação climática na COP30

Belém, Brasil, 13 de nov (Prensa Latina) Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), partido governista do Brasil, defendem um papel de liderança para as mulheres na ação climática, no contexto da COP30, que entra hoje em seu quarto dia.

O site oficial do PT destaca que, nesta quarta-feira, diversas ativistas participaram da abertura simbólica da Cúpula dos Povos, o maior evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que começou em 10 de novembro e vai até o dia 21.

Durante o painel do dia, a deputada estadual Jack Rocha, coordenadora-geral do Grupo Parlamentar de Mulheres na Câmara dos Deputados, afirmou que não há transição climática justa sem mulheres.

“Na Câmara, somos apenas 91 de 513, mas geramos 40% de toda a atividade parlamentar. E estamos aqui, com o maior grupo parlamentar feminino da história em um evento internacional, para exigir o nosso lugar de direito na mesa de decisões”, afirmou.

Para Rocha, a crise climática não é neutra: ela aprofunda as desigualdades e afeta mulheres e meninas, especialmente as mais vulneráveis, de forma mais severa. “Esta não é uma realidade inevitável, mas o resultado de injustiças históricas”, denunciou.

O site destaca que líderes partidários como o presidente Edinho Silva, a secretária nacional da Mulher, Anne Moura, a subsecretária nacional de Comunicação, Camila Moreno, e as deputadas federais Dilvanda Faro, Dandara Tonantzi e Rosa Amorim estavam a bordo da carreata do PT na Baía de Guajará.

“Aqui no Amazonas, não marchamos, fazemos carreatas. Nos reunimos aqui cheias de energia para demonstrar a força e o compromisso do PT com a justiça climática”, declarou Mora.

Faro reforçou a importância da unidade partidária e afirmou que “estamos aqui na COP30, no coração da Amazônia, para mostrar ao mundo inteiro as nossas florestas e, claro, o PT não poderia ficar de fora desta iniciativa”.

Na chamada Zona Verde, no Parque da Cidade de Belém, as congressistas do PT Rocha, Amorim, Benedita da Silva e a vereadora Tainá de Paula participaram do painel “Cidades que Cuidam: Mulheres Parlamentares pela Adaptação Urbana às Mudanças Climáticas”.

O painel reuniu líderes e especialistas para discutir políticas públicas voltadas para a construção de cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

Esta iniciativa destacou o papel fundamental das mulheres na formulação de soluções concretas para a adaptação às mudanças climáticas, com atenção especial à igualdade de gênero e à proteção das populações mais vulneráveis.

rc/ocs / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa