Quarta-feira, Novembro 12, 2025
NOTÍCIA

Organizam concurso nacional de gravura em Cuba

Havana, 12 nov (Prensa Latina) Com o objetivo de oferecer uma visão múltipla da prática da gravura, a União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) prepara hoje o Primeiro Concurso Nacional de Gravura Expandida, que será inaugurado nesta capital no dia 20 de novembro.

O evento proporá uma atualização da produção simbólica contemporânea da gravura e celebrará o legado dessa manifestação das artes visuais a partir de uma perspectiva historiográfica, destacou a organização da vanguarda artística cubana.

Janette Brossard, organizadora geral do evento convocado pela Associação de Artistas Plásticos da Uneac, garantiu em conferência de imprensa que a iniciativa busca articular criadores e curadores de todo o país em torno dos processos contemporâneos da gravura e tem como referência os bem-sucedidos Encontros Nacionais de Gravura realizados em anos anteriores.

O comitê de avaliação do concurso recebeu 72 obras de criadores de todo o país, 50 das quais avançaram para a fase final do concurso, que concederá um prêmio por categoria e as menções que o júri, composto pelos renomados artistas Rafael Zarza, Ángel Ramírez e a experiente crítica de arte Marilyn Sampera, considerar adequadas.

De acordo com a Uneac, entre as obras concorrentes estão nomes consagrados das artes visuais em Cuba, como Carlos del Toro, Diana Balboa e Israel Tamayo, além de jovens figuras reconhecidas na gravura, como Marcel Molina, Norberto Marrero e Anyelmaidelín Calzadilla.

Destaca-se também a presença de obras de alunos da Universidade das Artes e da Academia Nacional de Artes Visuais San Alejandro.

Os resultados do concurso serão divulgados no dia 20 de novembro, em um evento que terá como sede diversos espaços da sede da Uneac na capital.

oda/mml/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa