Domingo, Novembro 09, 2025
NOTÍCIA

Angola: líderes chegam para celebrar a independência

Luanda, 9 de nov (Prensa Latina) Os chefes de Estado e de Governo que participarão da cerimônia central de comemoração dos 50 anos da independência de Angola começaram a chegar ao país, onde se espera a presença de mais de 40 personalidades.

Na véspera, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu a presidente da Índia, Draupadi Murmu, que também fará uma visita oficial, enquanto hoje aguardam a chegada do presidente das Comores, Azali Assoumani, entre outras figuras.

Na segunda-feira, 10 de novembro, deve chegar a maior parte dos mandatários, principalmente do continente africano.

No total, são esperados 13 chefes de Estado e de Governo; cinco primeiros-ministros, vice-presidentes e presidentes de parlamento; seis ex-presidentes; 11 chanceleres, ministros e embaixadores, e cinco enviados especiais e representantes de organizações internacionais e regionais.

Mais de oito mil pessoas, incluindo as delegações estrangeiras, estarão presentes nas comemorações que acontecerão na Praça da República, no dia 11 de novembro, junto ao Memorial Dr. António Agostinho Neto.

Para esse momento, está prevista uma parada militar com cerca de quatro mil participantes, onde serão apresentados armamentos e técnicas militares, e também será realizada uma parada cívica com mais de seis mil pessoas, que mostrarão a diversidade cultural, gastronômica e econômica angolana.

As atividades na Praça da República serão precedidas por outras, como um espetáculo de fogos de artifício, a cerimônia de hasteamento da bandeira e a colocação de uma oferta floral em homenagem ao primeiro presidente do país, Agostinho Neto.

mem/kmg/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa