Sábado, Novembro 08, 2025
NOTÍCIA

Comício massivo de Jeannette Jara no sul do Chile

Santiago,8 nov (Prensa Latina) A menos de uma semana das eleições presidenciais chilenas, a candidata Jeannette Jara atraiu milhares de pessoas à cidade de Concepción para o primeiro de seus eventos finais de campanha.

A pré-candidata à presidência, representando a coalizão governista e os Democratas Cristãos, discursou para uma Plaza de la Independencia lotada, na capital da região de Biobío, no sul do país, onde declarou estar pronta para governar.

“Aprendi muito com vocês, cresci e quero dizer que me tornei ainda mais consciente da necessidade de alcançar a vitória neste 16 , para que nossa sociedade possa continuar avançando”, disse a ex-ministra do Trabalho e da Previdência Social à multidão entusiasmada.

Jara enfatizou que suas propostas em seu plano de trabalho nascem do amor pela terra e da esperança em um presente e um futuro melhores, rejeitando o fatalismo que alguns de seus oponentes tentam impor à sociedade.

A candidata acrescentou que “nunca foi fácil governar, e quem ocupou esses cargos sabe disso, mas se há algo que pode nos servir bem nesta etapa, é a experiência, o treinamento e o contato direto com a realidade local”.

Em uma observação incisiva dirigida ao deputado do Partido Republicano, José Antonio Kast, ela enfatizou que jamais se esconderia atrás de um vidro à prova de balas, aludindo a um evento em que ele apareceu cercado por um escudo de vidro.

“Se alguém desconfia do seu povo, talvez seja hora de o povo começar a desconfiar dele”, afirmou.

Antes do comício, ela falou à imprensa e explicou suas propostas para a segurança pública, um dos temas, juntamente com a imigração, que dominou a corrida presidencial do Chile.

Haverá presença policial nos bairros e apoio às organizações comunitárias, afirmou; a polícia também será reforçada e mais presídios serão construídos.

Mas, acima de tudo, disse ela, estamos interessados ​​em pegar os responsáveis, os peixes grandes, o crime organizado e os corruptos, e a ferramenta para isso é o fim do sigilo bancário, um tema que os outros candidatos estão evitando.

Após seu primeiro evento de encerramento de campanha em Concepción, a segunda cidade mais populosa do país, Jeannette Jara realizará outros eventos no distrito de Maipú, na Região Metropolitana de Santiago, na terça-feira, dia 11, e encerrará a campanha na quinta-feira, dia 13, em Valparaíso.

arc/car/eam/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa