De acordo com o comunicado à imprensa, a programação inclui filmes de 31 países com foco na vida de pessoas com deficiência (PCDs), e todas as sessões serão totalmente acessíveis a espectadores com deficiência. A entrada para todos os eventos é gratuita mediante inscrição prévia.
O festival visa mudar estereótipos sobre pessoas com deficiência e mostrar a diversidade da experiência humana por meio da arte cinematográfica.
Este ano, um número recorde de inscrições foi recebido: mais de 950 de 70 países, a seleção final inclui os melhores trabalhos, abrangendo longas-metragens, documentários, animações e curtas-metragens.
O presidente do júri será o diretor, roteirista e produtor de cinema Alexei Fedorchenko, premiado em diversos festivais internacionais de cinema.
“Todo o percurso da civilização é uma jornada da intolerância à tolerância. O festival Cinema Sem Barreiras derruba essas barreiras de forma decisiva, apaixonada e brilhante, e nos ajuda a sermos mais gentis e tolerantes uns com os outros”, disse o cineasta Nikolai Lebedev, que presidiu o júri do festival em 2022.
Uma programação profissional com debates, workshops e encontros com diretores também foi preparada para os participantes.
O festival Cinema Sem Barreiras acontece desde 2002 e é patrocinado pela Organização Regional de Pessoas com Deficiência “Perspectiva”, com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia.
mem/gfa / fav





