Quinta-feira, Novembro 06, 2025
NOTÍCIA

La Cabaña, símbolo turístico repetidamente visitado em Cuba

Havana, 5 nov (Prensa Latina) A fortaleza colonial de La Cabaña, em Havana, é hoje um símbolo turístico para os viajantes, pois lá eles repetidamente tiram fotos para levar para casa.

Os turistas, tanto nacionais como estrangeiros, chegam a este local para tirar selfies ou simplesmente para guardar imagens que representam o turismo desta nação.

Muros bem conservados, peças de museus, canhões e outras estruturas antigas representam atualmente um valor agregado às viagens, especialmente aquelas relacionadas à história e à cultura de Cuba.

A Fortaleza San Carlos de la Cabaña. Assim chamada em homenagem ao rei espanhol Carlos III, começou a ser construída em 1763, sob a direção do engenheiro militar Silvestre Abarca.

Foi erguida na margem alta do Porto de Havana, uma zona que até então permanecia indefesa. Quando sua construção foi concluída, em 1774, era a maior fortaleza espanhola construída na América.

Sua capacidade militar era grande, assim como o armamento de que dispunha. Em 1859, contava com 120 canhões e obuses de bronze de diferentes calibres. Estima-se que, em 1863, o equipamento militar pudesse ser de 245 peças de artilharia, além de outras armas leves de curto alcance.

No século XX, com o desaparecimento do caráter defensivo, o forte passou a ser utilizado como armazém, alojamento para tropas e prisão. Após a vitória da Revolução, foi ocupado pelo comandante Ernesto Guevara, que ali estabeleceu seu quartel-general.

Os trabalhos de restauração da fortificação começaram em 1986, em uma ação coordenada entre o Ministério das Forças Armadas Revolucionárias e o Gabinete do Historiador da Cidade de Havana para criar o Parque Histórico Militar Morro Cabaña.

Em 1992, após a conclusão da restauração, foram inaugurados o Museu de Armas, o Museu do Comando do Che e um Museu Monográfico, que descreve a história da fortaleza.

Além disso, desde então, seus espaços recebem eventos culturais como a Bienal de Artes Plásticas de Havana, a Feira Internacional do Livro de Havana e a Feira Internacional de Turismo FITCuba, em diversas ocasiões.

Portanto, trata-se de um cenário muito particular, ao qual os viajantes acorrem para tirar fotografias e deixar uma lembrança muito especial de umas férias especiais.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa