Terça-feira, Novembro 04, 2025
NOTÍCIA

Xi Jinping enfatiza laços com a Rússia em reunião com o Ministro

Beijing, 4 de nov (Prensa Latina) O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou hoje ao primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, que o desenvolvimento estável das relações bilaterais é uma decisão estratégica para ambos os países.

O presidente observou que os laços entre as duas nações foram direcionados este ano para objetivos de maior nível e qualidade, e estão progredindo de forma constante, apesar do complexo ambiente internacional.

Ele lembrou que realizou dois encontros com o presidente Vladimir Putin em Moscou e Beijing, durante os quais discutiram novos planos para a cooperação estratégica.

Ele também defendeu uma estreita coordenação, a implementação do consenso alcançado e o trabalho em prol dos interesses fundamentais de ambos os povos, com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento mundial.

Xi afirmou que a China e a Rússia devem expandir gradualmente o investimento mútuo e fortalecer a cooperação em setores tradicionais como energia, conectividade, agricultura e exploração aeroespacial.

Ele também defendeu a exploração do potencial em áreas emergentes como inteligência artificial, economia digital e desenvolvimento sustentável, a fim de criar novos motores de crescimento conjunto. O chefe de Estado enfatizou a importância dos intercâmbios culturais e sociais e apelou a uma participação mais ampla de todos os setores na promoção da amizade entre os dois países.

Ele observou que a recente sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China aprovou as recomendações para o 15º Plano Quinquenal, que orientará o desenvolvimento econômico e social do país nos próximos cinco anos.

Ele acrescentou que o gigante asiático promoverá a modernização ao estilo chinês, fomentará o desenvolvimento de alta qualidade e continuará a expandir sua abertura para o mundo exterior.

Xi expressou a disposição da China em coordenar o novo plano com a estratégia de desenvolvimento socioeconômico da Rússia, para benefício de ambos os povos.

Mishustin, por sua vez, transmitiu as calorosas saudações e os melhores votos do Presidente Putin e felicitou o Partido Comunista da China pela realização bem-sucedida da quarta sessão plenária do 20º Comitê Central.

O primeiro-ministro russo expressou sua confiança de que a China alcançará as metas estabelecidas em seu plano quinquenal e fará progressos adicionais no desenvolvimento econômico e social.

Ele afirmou que os dois encontros de alto nível entre os líderes neste ano consolidaram a parceria estratégica abrangente e delinearam a cooperação futura.

Mishustin afirmou que seu país está pronto para implementar o consenso alcançado por ambos os líderes, aprofundar a cooperação em comércio, ciência e tecnologia, energia, agricultura e economia digital, e fortalecer os intercâmbios culturais e a coordenação multilateral.

A China e a Rússia mantêm uma parceria estratégica abrangente de coordenação há vários anos, considerada um pilar da estabilidade internacional e um exemplo de cooperação entre grandes potências no século XXI.

lam/idm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa