Neste chamado foi sinalizado que esse evento meteorológico desastroso causou enormes danos em cultivos, estruturas produtivas e habitacionais na parte oriental do país, que agravaram as sérias dificuldades econômicas que atingem o povo cubano devido, principalmente, ao bloqueio criminoso imposto pelos Estados Unidos.
A resposta a esta convocatória urgente, com o lema “Ayudemos a la Isla”, representa “um forte sinal de aproximação e apoio à população cubana”, expressaram os organizadores desta iniciativa solidária, que se soma ao feito há poucas semanas em ajuda a essa nação, ante os problemas eletroenergéticos que enfrentam.
Trata-se agora de estender a arrecadação de fundos iniciada no mês de setembro com a campanha “Energia para a vida”, com doações dedutíveis de impostos que são reconhecidas na conta bancária depositada em: Nexus Emilia-Romaña ETS, com o IBAN: IT58D 05018 02400 000011318730.
“Cuba está sofrendo o desumano recrudescimento do bloqueio estadunidense, e não podemos ignorar o sofrimento de um povo que demonstrou sua generosidade solidária durante a pandemia”, expressa o texto desse chamado em referência à ajuda das brigadas médicas cubanas à Itália nos momentos difíceis da Covid-19.
Os recursos transferidos serão destinados ao funcionamento de escolas, hospitais, bem como centros laborais e culturais, entre outras atividades essenciais, bem como auxílio à população afetada pelo furacão Melissa.
Marco Papacci, presidente da Anaic, ressaltou em declarações à Prensa Latina que, pela primeira vez, neste esforço participou, junto com uma organização de amizade, a Associação Italiana de Promoção Social (ARCI), a Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL) e a Asociación Nacional de Partisanos de Itália (ANPI).
mem/ort/hb





