A capital vietnamita ocupa o quinto lugar no ranking, elaborado de acordo com os resultados da pesquisa sobre a qualidade de vida urbana de 2025, na qual participaram mais de 18 mil cidadãos e que colocou nos quatro primeiros lugares Mumbai, Pequim, Xangai e Chiang Mai (Tailândia).
O portal da Time Out destaca que “Hanói deu origem aos pensadores, poetas e artistas mais icônicos do Vietnã, bem como à sua comida mais conhecida”, e convida a percorrer “as ruas de seu vasto e acessível Bairro Antigo”.
Ele também menciona o histórico Lago Hoan Kiem, monumentos como a majestosa Ópera e a catedral inspirada na Notre Dame, e destaca que a cidade tem um clima bastante temperado, com quatro estações, ao contrário do resto do país, que se caracteriza por um clima tropical chuvoso ou seco.
Hanói é cada vez mais reconhecida por sua gastronomia de alta qualidade, enfatiza antes de acrescentar que o ambiente comunitário é forte na capital do Vietnã: seus residentes foram os quartos mais propensos a dizer que gostam do seu bairro.
A pesquisa da Time Out se baseia em critérios “que refletem a qualidade de vida real: o nível de satisfação e felicidade na vida, a positividade da comunidade, a alegria das experiências cotidianas, bem como a sensação de aumento da felicidade nos últimos tempos”.
De acordo com a própria pesquisa, Hanói ocupa o 21º lugar na lista das cidades mais felizes do mundo, liderada por Abu Dhabi, Medellín e Cidade do Cabo.
mem/mpm/bm





