O encontro, que tem como tema “Cidades Inteligentes Centradas nas Pessoas”, visa promover a cooperação para a construção de cidades mais equitativas, sustentáveis e inclusivas.
Bogotá foi escolhida para sediar o evento após um rigoroso processo de seleção que avaliou boas práticas urbanas, capacidade institucional, compromisso financeiro e uma abordagem abrangente para o desenvolvimento urbano centrado nas pessoas, segundo a ONU-Habitat.
Espera-se que as atividades planejadas se concentrem na análise de como a tecnologia, os dados e a inovação podem ser ferramentas poderosas para melhorar a qualidade de vida, reduzir as desigualdades, enfrentar as mudanças climáticas e fortalecer a governança urbana.
Os principais temas do fórum são: Habitat Integral e Inclusão Social, Sustentabilidade e Resiliência Urbana e Governança Participativa e Inteligente.
Outros locais que sediarão reuniões relacionadas ao evento incluem a Biblioteca Pública Virgilio Barco e o Planetário.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Bogotá, o evento deverá gerar um impacto econômico estimado em 4,336 bilhões de pesos (aproximadamente US$ 1,1 milhão à taxa de câmbio atual), impulsionado pela atividade dos setores de turismo, logística e serviços, resultante da chegada de mais de 4.120 participantes.
O Dia Mundial das Cidades foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2013 para promover o diálogo global sobre urbanização sustentável, contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fortalecer a implementação da Nova Agenda Urbana.
É comemorado anualmente em 31 de outubro desde 2014, para encerrar o Mês do Habitat.
As atividades deste ano terminam amanhã.
otf/ifs / fav





