O acordo foi assinado pela estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e pela corporação russa PJSC United Aircraft Corporation (UAC).
Para ambos os países, este acordo representa um passo significativo nos esforços da Índia para fabricar seu primeiro jato comercial.
O SJ-100 Superjet é um jato regional bimotor de fuselagem estreita russo que já está em serviço comercial, com mais de 200 unidades operando em 16 companhias aéreas em todo o mundo, conforme relatado pelo canal de televisão Russia Today.
De acordo com este novo acordo, a HAL terá o direito de fabricar a aeronave na Índia para clientes indianos.
De acordo com um comunicado da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), espera-se que o modelo desempenhe um papel fundamental no fortalecimento da conectividade aérea regional no âmbito do programa UDAN do governo indiano, uma iniciativa de desenvolvimento regional.
A HAL observou que a confiança mútua entre as duas empresas foi o que tornou possível esta recente aliança indo-russa na aviação civil.
O último projeto desse tipo foi a produção do AVRO HS-748, que começou em 1961 e terminou em 1988, lembrou a empresa.
A HAL afirmou que a fabricação do SJ-100 na Índia apoiará a iniciativa “Make in India” do primeiro-ministro Narendra Modi para impulsionar a produção nacional.
O país precisa de mais de 200 aeronaves civis na próxima década para atender à demanda regional e de outras 350 aeronaves para destinos internacionais na região do Oceano Índico, afirmou a HAL.
npg/lrd / fav





