Sexta-feira, Outubro 31, 2025
NOTÍCIA

China acerta acordo com os EUA para eliminar tarifas e outras medidas

Beijing, 30 de out (Prensa Latina) Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram hoje em fortalecer a cooperação econômica e comercial e aprovaram o acordo alcançado entre as equipes de negociação de ambos os países.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Ministério do Comércio da China, este acordo estipula que Washington eliminará a tarifa adicional de 10% imposta sobre produtos chineses — incluindo os provenientes das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau — conhecida como “tarifa do fentanil”.

A outra tarifa de 24% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos chineses permanecerá suspensa por um ano, e Beijing ajustará suas medidas retaliatórias de acordo.

Ambos os países também decidiram estender por um ano certas isenções tarifárias existentes. Os Estados Unidos suspenderão por um ano a aplicação da regra de “penetração” de 50% nos controles de exportação, anunciada em 29 de setembro.

A China, por sua vez, congelará pelo mesmo período as medidas de controle de exportação de elementos de terras raras e outros itens, anunciadas em 9 de outubro, e trabalhará no desenvolvimento de um plano detalhado.

Washington concordou em suspender por um ano as medidas decorrentes da sua investigação 301 contra os setores marítimo, logístico e naval chineses, e Beijing suspenderá suas contramedidas pelo mesmo período.

Além disso, ambos os lados chegaram a entendimentos sobre cooperação no combate ao narcotráfico relacionado ao fentanil, expansão do comércio agrícola e tratamento de casos individuais envolvendo empresas.

As equipes de negociação reafirmaram os resultados da rodada anterior de consultas em Madri, onde os Estados Unidos assumiram compromissos positivos em relação a investimentos e a China se comprometeu a abordar conjuntamente a questão do TikTok.

Segundo o Ministério do Comércio, os resultados demonstram que o diálogo baseado na igualdade, no respeito e na reciprocidade permite encontrar soluções viáveis.

Xi e Trump se encontraram hoje na cidade sul-coreana de Busan e ambos transmitiram uma mensagem de conciliação após meses de tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

npg/idm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa