Sábado, Novembro 01, 2025
NOTÍCIA

Eleitores escolhem parlamentares na Holanda

Amsterdã, 29 out (Prensa Latina) Os centros eleitorais da Holanda abriram suas portas hoje para a realização das eleições legislativas, nas quais o Partido da Liberdade (PVV), de extrema direita, de Geert Wilders, parte como favorito nas pesquisas.

No entanto, analistas consideram improvável que essa força política consiga apoio suficiente para liderar o próximo governo, entre os 13,5 milhões de pessoas convocadas às urnas.

Os primeiros resultados devem ser divulgados por volta das 21h (hora local) de hoje, de acordo com informações da rede pública de televisão holandesa NOS.

As últimas pesquisas de intenção de voto apontam para uma ligeira perda de apoio ao PVV, enquanto a aliança do Partido Trabalhista e dos Verdes do GroenLinks (GL/PvdA) se mantém estável.

Atrás deles estão o Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VVD), que poderá obter 16 cadeiras, e a Resposta Certa 2021 (JA21).

As demais forças políticas não ultrapassam os 4%, embora somem, juntas, cerca de 32 cadeiras.

Embora as principais formações tenham descartado governar com Wilders, este seria o primeiro a tentar formar um governo caso obtivesse a maioria dos votos.

O país, acostumado a negociações e pactos para conseguir cadeiras parlamentares, está agora mergulhado em uma disputa que parece augurar resultados semelhantes aos das eleições anteriores.

Tudo indica que, embora o PVV esteja destinado a conquistar novamente a vitória, o líder da extrema direita verá novamente impossibilitadas suas chances de se tornar primeiro-ministro.

mem/ehl/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa