Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores indica que, na sessão inaugural do evento, com o tema “Diplomacia Espacial”, participará o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, que falará sobre a participação ativa da Itália neste tema a nível internacional e multilateral.
Esta nação europeia “será um ator fundamental nas Nações Unidas com sua presidência, para o biênio 2026-2027, da Comissão para a Utilização do Espaço Ultraterrestre para Fins Pacíficos (Copuos), o único fórum mundial para a definição de normas comuns” nessa esfera, destaca a nota.
A segunda edição deste fórum, que se realiza na sede desse ministério nesta capital, bem como nas cidades de Turim e Milão, no norte do país, ocorre poucos dias antes da reunião ministerial da Agência Espacial Europeia, que será realizada em novembro próximo sob a presidência italiana.
Nessa reunião serão definidos os planos da comunidade regional para os próximos três anos, num contexto de profundas mudanças na indústria espacial e sua conexão com a defesa, aponta o documento.
A II Assembleia Geral da Economia Espacial dá continuidade aos trabalhos iniciados em setembro de 2024, durante o primeiro encontro deste tipo, que contou com a participação de mais de 240 palestrantes. Ela é celebrada em um momento especialmente significativo para o setor, enquanto se trabalha em nível regional na Lei Espacial da União Europeia, após a recente adoção da primeira legislação italiana sobre o tema, acrescenta a fonte.
mem/ort/bm





