A nova proposta do criador antillano, realizada especialmente para esta edição de Nicaragua Diseña, considerada a plataforma de moda mais relevante do país e da região, fusiona a elegância tradicional com um estilo contemporâneo, inovador e ousado.
Freixas apresentou sua coleção no segundo dia do evento, que ocorre sob o lema “Talento que Conecta, Criatividade que Transforma”, e nesta ocasião reúne mais de 60 passarelas de moda.
“Representar nossa ilha neste evento internacional é uma honra e uma oportunidade para mostrar ao mundo a força do talento cubano, sua identidade e sua visão moderna da moda”, expressou o artista em uma mensagem divulgada nas redes sociais.
“Clássico e transgressor”, exibida por modelos do país centro-americano, é composta por cerca de 16 elegantes peças com variedade de estilos e tecidos que reafirmam o compromisso da marca com a criatividade, autenticidade e a arte de vestir feita em Cuba.
Após a apresentação no Centro de Convenções Olof Palme, na capital nicaraguense, a obra de Freixas foi elogiada pelo público presente, que compareceu para apreciar as passarelas de diversos designers que neste sábado também mostraram seu talento.
A 14ª edição da Nicaragua Diseña 2025 conta ainda com criadores da República Dominicana, El Salvador, México, Colômbia, Honduras, Suriname, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, além do talento local.
A iniciativa impulsiona, promove e fomenta a economia criativa e empreendedora por meio do design, arte e moda. O evento anual projeta o enorme potencial e talento dos nicaraguenses, segundo informa o portal da plataforma.
Entre seus objetivos está formar alianças estratégicas por meio de diferentes convênios de colaboração com plataformas criativas, instituições, organismos e universidades de grande relevância relacionados à arte e design em geral.
Além disso, busca promover a Nicarágua como um país potencial e multifacetado internacionalmente por meio da exposição de jovens empreendedores do design vanguardista, além de fortalecer o desenvolvimento integral da educação criativa no país, preservando a identidade cultural.
oda/yb/mb





