De acordo com o porta-voz Guo Jiakun, o líder asiático viajará de 30 de outubro a 1º de novembro para participar do encontro, considerado o mecanismo mais importante de cooperação econômica na região.
Ele destacou que a participação de Xi demonstra o compromisso da China com a integração e o crescimento econômico da Ásia-Pacífico.
Durante a cúpula em Gyeongju, o líder do gigante asiático fará um discurso e manterá reuniões bilaterais com outros líderes, disse o porta-voz, sem confirmar a agenda específica.
Guo indicou que os dois países são vizinhos e parceiros estratégicos, ao mesmo tempo em que lembrou que esta será a primeira visita de Estado de Xi à Coreia do Sul em 11 anos e o primeiro encontro com o presidente Lee Jae-myung desde que ele assumiu o cargo.
O porta-voz disse que Pequim busca reafirmar os princípios fundamentais da relação bilateral: amizade, benefício mútuo e cooperação estratégica. O mundo aguarda um possível encontro entre Xi e seu homólogo norte-americano Donald Trump na Coreia do Sul, após o anúncio recente da Casa Branca e em meio a novas tensões comerciais bilaterais.
No entanto, o republicano sugeriu em várias ocasiões que talvez essa reunião não ocorra, embora tenha expressado sua confiança em chegar a um acordo com Beijing.
A China e os Estados Unidos realizarão uma nova rodada de negociações econômico-comerciais no próximo dia 27 de outubro, na Malásia.
mem/idm/bm





