A celebração homenageará o 65º aniversário das relações diplomáticas entre Cuba e Romênia e será uma espécie de romance musical com a obra de George Enescu, considerado um dos compositores mais destacados da história daquele país.
Cantores e instrumentistas líricos cubanos encantarão o público com uma pequena seleção do repertório deste compositor, incluindo “Lenda”, adaptada para clarinete e piano pelos jovens artistas Diana Daniela Ávila e Marlon Bordas.
De acordo com o comunicado, será apresentado “um ciclo de sete canções que demonstram a influência da cultura francesa em sua obra”.
A apresentação será interpretada pela mezzo-soprano Giselle Polanco e pelos tenores Jesús Navaz e Jorge Luis Guzmán, acompanhados pela maestrina Vilma Garriga ao piano.
Ao final, o quarteto feminino de cordas Alma interpretará seleções de peças do artista europeu criadas para este formato, como suas famosas rapsódias romenas.
Considerado uma das figuras mais importantes da música do século XX, Georges Enescu foi um violinista, maestro e pianista extraordinário.
Admirado, entre muitos, por figuras como Yehudi Menuhin, a quem treinou.
O compositor, que representa uma figura-chave do modernismo europeu, combinou influências francesas, românticas e folclóricas para criar um estilo único.
Atualmente, ele é homenageado pelo Festival Enescu, na Romênia.
“Enescu por Solistas Cubanos” é patrocinado pela Embaixada da Romênia em Havana, pela Rádio Musical Nacional CMBF e pelo Escritório do Historiador da Cidade.
ro/amr / fav





