A Allianz Trade é uma subsidiária internacional do grupo segurador alemão Allianz e destaca que esse aumento representaria o quinto aumento consecutivo.
Na Alemanha, espera-se que a atividade de insolvência se mantenha em 24.500 casos, o que representa um ligeiro aumento de 1%, tornando-se o nível mais alto em mais de uma década.
Até 2026, o número de casos atingirá seu nível mais alto em 12 anos, afirma o comunicado da Allianz Trade, com sede em Hamburgo e Paris.
As consequências dos conflitos comerciais podem em breve testar a resiliência das empresas, afirmou a diretora executiva da Allianz Trade, Aylin Somersan Coqui. Ela acrescentou que o risco de um efeito dominó está aumentando.
Outro risco, segundo o relatório, reside no aumento da criação de novas empresas na Europa e nos Estados Unidos. As empresas emergentes enfrentam um risco de insolvência desproporcionalmente elevado.
O fim do boom da inteligência artificial (IA), semelhante à bolha da internet no início dos anos 2000, também poderia desencadear uma crise, de acordo com o estudo.
mem/rfc/bm