Dirigido por Tomás Gutiérrez Alea (1928-1996) e Juan Carlos Tabío (1943-2021), a apresentação desta obra-prima celebrará o Dia da Cultura Cubana, como tributo à memória cinematográfica da nação antilhana.
O evento nos Jardins do Hotel Nacional, vitrine por excelência do melhor do cinema do país, contará com a presença do renomado ator e Prémio Nacional de Cinema 2024 Jorge Perugorría.
O artista, que interpreta Diego no filme, partilhará com o público histórias, anedotas e memórias sobre este ícone da cinematografia nacional de todos os tempos.
Entre vários reconhecimentos, Fresa y chocolate se destaca por ser o primeiro filme cubano indicado ao Oscar de 1994, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Além disso, valeu a Titón e Tabío, na época, o prêmio de Melhor Realizador, concedido pelo Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, enquanto Jorge Perugorría e Mirtha Ibarra conquistaram os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.
Há também os prêmios recebidos em importantes festivais internacionais, como o Prêmio Goya de Melhor Filme Estrangeiro em Língua Espanhola.
mem/amr/hb