Domingo, Outubro 19, 2025
NOTÍCIA

Colômbia celebra eleições para Conselhos da Juventude

Bogotá, 19 out (Prensa Latina) Mais de 11,7 milhões de jovens entre 14 e 28 anos estão chamados a exercer o seu direito de voto hoje nas eleições para os Conselhos Municipais e Locais da Juventude na Colômbia.

De acordo com o Registro Nacional do Estado Civil, mais de 45 mil candidatos estão nomeados para as eleições que definirão os membros dos referidos mecanismos, cuja função fundamental é exercer vigilância e controle da gestão pública nos diferentes territórios.

Os eleitores poderão exercer o seu direito de cidadania em 19.869 mesas, distribuídas em 6.372 postos em todo o país, conforme informado previamente pela entidade.

Na véspera, o registrador nacional, Hernán Penagos, anunciou que foi instalado um Posto de Comando Unificado (PMU) nesta capital, a partir do qual será monitorada a evolução da ordem pública ao longo do dia.

«Assim que as urnas forem abertas, iremos para o PMU juntamente com o ministro da Defesa, Pedro Sánchez, e o alto comando da Força Pública para verificar o normal desenrolar da jornada democrática, para que os jovens saiam para votar e os candidatos não tenham dificuldades na sua atividade proselitista», declarou à imprensa.

O funcionário destacou ainda que estes espaços fortalecem a voz da juventude e consolidam uma oportunidade única no mundo.

Penagos revelou anteriormente que, para estas eleições, foi habilitada uma série de ferramentas para garantir a integridade e a transparência do processo, e que foram realizados simulacros prévios com a participação de organizações políticas e dos próprios jovens.

Por outro lado, comentou que a rastreabilidade do exercício da participação cidadã pode ser verificada por diferentes organismos, como a Procuradoria e a Contabilidade.

Explicou ainda que a peculiaridade deste sufrágio é que 18% dos jurados envolvidos têm menos de 18 anos.

Os conselheiros que serão eleitos durante esta jornada terão várias funções, tais como participar na criação e implementação de políticas dirigidas à juventude e representá-los perante as entidades públicas nacionais e territoriais.

De acordo com dados do Registro Civil, na primeira votação para os Conselhos Municipais e Locais da Juventude, que ocorreu em 2021, participaram pouco mais de 1,2 milhões de jovens, apenas 10% de todos os habilitados.

mem/ifs/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa