Sábado, Outubro 18, 2025
NOTÍCIA

A situação econômica do Haiti continua preocupante

Porto Príncipe, 17 out (Prensa Latina) A situação econômica do Haiti continua preocupante devido a vários fatores, entre eles a crise de segurança e as fragilidades das instituições públicas.

De acordo com uma avaliação do Fundo Monetário Internacional, a taxa de inflação do Haiti atingiu 32% em relação ao ano anterior, enquanto a dívida pública poderá aumentar para 12,4% do Produto Interno Bruto até o final do ano.

“A economia haitiana vem encolhendo há sete anos consecutivos”, destaca o relatório.

O comunicado de imprensa ressalta que a situação é particularmente preocupante no setor bancário.

Em junho, por exemplo, a taxa de inadimplência ultrapassou 13%, enquanto a taxa de capital do sistema bancário atingiu 22%, muito acima da média de 12%. Este relatório destacou que a taxa de câmbio por moeda permanece estável.

O FMI — citado pelo jornal Le National — alertou que as novas políticas migratórias poderiam ter um impacto negativo nas remessas financeiras, inclusive por meio de repatriações em massa.

Em seu relatório, o organismo financeiro recomendou a implementação de reformas de governança destinadas a melhorar as condições econômicas, fortalecer o quadro de política monetária do Banco Central e otimizar a mobilização de receitas públicas e a execução orçamentária.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa