No Palácio do Eliseu, os líderes abordaram os preparativos para o Conselho Europeu previsto para 23 de outubro em Bruxelas, no qual o apoio a Kiev será uma questão central, em particular o apoio financeiro e a análise das opções relacionadas aos ativos retidos da Rússia.
Macron e Von der Leyen conversaram sobre um conflito com notícias recentes que chamaram a atenção, como a conversa telefônica entre os líderes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, e o anúncio de que se encontrarão em breve na Hungria, e a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington nesta sexta-feira. A Comissão Europeia afirmou hoje que apoia a reunião entre Trump e Putin, se ela contribuir para a paz na Ucrânia.
De acordo com fontes locais, Macron e Von der Leyen também trocaram opiniões sobre o recente acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas na devastada Faixa de Gaza.
A França reivindica o espaço da Autoridade Nacional Palestina na governança de Gaza, o desarmamento e a exclusão política do Hamas, a entrada maciça de ajuda humanitária no enclave palestino submetido a dois anos de agressão israelense e o caminho para a solução dos dois Estados.
Espera-se que no Eliseu também seja discutido o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, iniciativa promovida por Von der Leyen que Paris rejeita, em meio ao mal-estar de muitos agricultores, que veem no pacto um risco de aumento da concorrência desleal.
mem/wmr/bm