“Habitabilidade para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades do Patrimônio Mundial” é o tema central do fórum, que se encerra amanhã. Este evento oferece um espaço de diálogo sobre políticas públicas, gestão urbana e estratégias para melhorar a qualidade de vida em cidades com um rico legado histórico e cultural.
Este encontro representa uma oportunidade valiosa para líderes urbanos, especialistas e comunidades de patrimônio trocarem experiências, promoverem novas iniciativas e fortalecerem a cooperação internacional na preservação do patrimônio em ambientes urbanos em transformação, disse Nguyen Thanh Binh na abertura do evento.
O Vice-Presidente Permanente do Comitê Popular de Hue lembrou que esta foi a primeira cidade do Vietnã reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial e reafirmou o compromisso da cidade com a proteção de seu passado como base de sua identidade e força motriz por trás de seu desenvolvimento.
Hue, enfatizou Thanh Binh, citado pela agência de notícias VNA, está comprometida com um modelo urbano baseado no patrimônio cultural, na paisagem, na ecologia e na sustentabilidade.
De acordo com os organizadores, a conferência apresentará um projeto urbano inovador promovido pela Secretária-geral da OWHC, com foco em modelos de cidades inteligentes e sustentáveis com forte participação da comunidade.
Além disso, os vencedores de concursos de patrimônio mundial serão homenageados, e haverá desfiles de moda tradicionais vietnamitas e coreanas, apresentações de arte da corte de Hue, workshops sobre conservação sustentável, tecnologia digital e participação cidadã, além de intercâmbios entre prefeitos sobre políticas urbanas sustentáveis.
Fundada em 1993 e sediada em Quebec, Canadá, a Organização das Cidades Patrimônio Mundial reúne mais de 200 cidades cujos sítios foram reconhecidos pela UNESCO.
A conferência regional bienal OWHC-AP busca fomentar o intercâmbio de conhecimento, fortalecer redes de cooperação e promover modelos de desenvolvimento sustentável em cidades com valor patrimonial.
Mais de 100 delegados nacionais e internacionais da Coreia do Sul, China, Malásia, Indonésia, Filipinas, Sri Lanka e Vietnã participam desta quinta edição, incluindo aproximadamente 30 prefeitos, bem como delegações municipais e importantes especialistas em patrimônio da região.
oda/mpm / fav