Pela Índia, o Ministro do Comércio e Indústria, Piyush Goyal, presidirá a reunião, que também contará com a presença de outras autoridades indianas e brasileiras, segundo fontes oficiais.
A reunião, que ocorrerá amanhã, revisará o roteiro para impulsionar o intercâmbio econômico bilateral, recentemente delineado por autoridades de ambos os países em Nova Déli, na sétima reunião do mecanismo de monitoramento comercial.
Na ocasião, foram amplamente discutidos temas como a revisão das relações bilaterais de comércio e investimento e a expansão do Acordo de Livre Comércio entre a Índia e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
De acordo com comunicado do Ministério do Comércio e Indústria, foram discutidos acesso a mercados, vistos e colaborações setoriais nos setores farmacêutico, de saúde e químico e petroquímico.
Além disso, os tópicos discutidos incluíram oportunidades de cooperação em pequenas e médias empresas, bancos e finanças, promoção industrial e comércio interno, relações multilaterais e outros assuntos de interesse mútuo.
Como parte de sua agenda na Índia, Alckmin, também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, deve se reunir para tratar de diversos temas com seu homólogo C.P. Radhakrishnan, o Ministro da Defesa Rajnath Singh, o Ministro do Petróleo e Gás Natural Hardeep S. Puri e o Ministro das Relações Exteriores Subrahmanyan Jaishankar.
O visitante também deverá participar do Fórum Empresarial Índia-Brasil e visitar o Instituto Indiano de Ayurveda.
Índia e Brasil são fortes parceiros diplomáticos há mais de 75 anos e construíram um relacionamento próximo e multifacetado, marcado por valores democráticos compartilhados e um compromisso com o desenvolvimento, de acordo com Nova Déli.
Durante a visita de Estado do Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi ao Brasil em julho de 2025 e seu encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os dois dignitários estabeleceram a meta de aumentar o comércio bilateral para US$ 20 bilhões nos próximos cinco anos.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Índia na região da América Latina e Caribe. Durante o ano fiscal de 2024-2025, o comércio de mercadorias atingiu US$ 12,19 bilhões.
oda/lrd / fav