Na realidade, ele não pode fazê-lo, pois teria que aplicar o aumento de tarifas a toda a União Europeia (UE), disse Patxi López, porta-voz do Partido Socialista (PSOE) no Parlamento.
López se referia aos comentários de Trump ameaçando a Espanha com possíveis impostos como punição por não investir 5% de seu PIB em defesa, conforme acordado pelos demais aliados da OTAN.
“Eu estava pensando em puni-los comercialmente com tarifas pelo que fizeram, e eu poderia fazê-lo”, disse o presidente dos EUA no dia anterior.
O próprio Trump já havia reconhecido o bom desempenho da economia espanhola, elogiada nas últimas horas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como a mais robusta da Europa no momento.
As relações comerciais são entre a UE como um todo, não país por país, algo que Trump deveria saber, concluiu o porta-voz do PSOE.
Por sua vez, o Ministro da Indústria e Turismo, Jordi Hereu, enfatizou que espera que os Estados Unidos mantenham a estabilidade em relação às tarifas.
“Acredito que a Espanha e a Europa têm um ótimo acordo com os EUA e espero que a estabilidade seja mantida nesse sentido, porque precisamos de estabilidade”, observou Hereu.
De qualquer forma, continuou o funcionário, a Espanha está preparada há meses e “temos um plano para defender e fortalecer nossa indústria”.
mem/ft / fav