A PEC 221/2019, que busca acabar com a chamada escala 6×1, seis dias de trabalho para um de descanso, será discutida a partir das 14h, como parte do processo que antecede sua votação em primeiro turno.
Ao todo, o projeto exige o apoio de pelo menos três quintos do Senado, o que equivale a 49 dos 81 parlamentares, em dois turnos de votação.
A líder do governo na Casa, Teresa Leitão, do Partido dos Trabalhadores (PT), informou ontem que está coletando assinaturas para solicitar um cronograma especial que permita acelerar a análise da proposta e concluir sua tramitação durante a atual legislatura.
A senadora rejeitou a ideia de que a discussão deva ficar para a próxima composição do Senado e lembrou que os atuais parlamentares mantêm seus mandatos até 31 de janeiro de 2027.
Durante os debates, o senador Paulo Paim, também do PT, defendeu a redução da jornada sem diminuição salarial e citou experiências internacionais que, segundo ele, mostram que cargas horárias menores podem coexistir com a manutenção ou o aumento da produtividade.
Entre os países mencionados estão Chile, Colômbia, México, França, Portugal, Bélgica e Coreia do Sul, que reduziram ou preveem reduzir legalmente a duração da jornada de trabalho.
Paim argumentou ainda que trabalhadores com mais tempo de descanso podem cometer menos erros e sofrer menos acidentes, além de melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. O senador Marcelo Castro, do Movimento Democrático Brasileiro, considerou que a digitalização, a robotização e a expansão do trabalho remoto favorecem atualmente a adoção de uma jornada de cinco dias de trabalho e dois de descanso.
Por sua vez, senadores da oposição ligados ao bolsonarismo tentam adiar a votação para depois de 25 de outubro, data do segundo turno das eleições presidenciais entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apoia a PEC, e o senador Flávio Bolsonaro, defensor de uma proposta alternativa.
O parlamentar Rogério Marinho, do Partido Liberal e coordenador da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro, afirmou que a oposição não se recusa a discutir a jornada de trabalho, mas considerou inoportuno votar agora uma questão dessa importância.
A senadora Tereza Cristina, do Partido Progressistas, atuou como porta-voz da oposição junto ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para solicitar o adiamento.
No entanto, o presidente da Casa Alta reafirmou que seguirá o regimento e ressaltou que o plenário pode acelerar a tramitação, caso assim decida.
rc/mar/dns





