A Casa do Festival confirmou que o evento, previsto para ocorrer de 3 a 13 de dezembro, terá um toque brasileiro, e o eixo temático central da seção acadêmica será a incorporação da inteligência artificial na produção cinematográfica.
Não se trata apenas de uma deferência protocolar: quatro criadores dessa nação já ocupam um lugar na galeria do Coral de Honra, reconhecimento instituído na sétima edição e entregue pela primeira vez em 1985 ao ator norte-americano Jack Lemmon.
O primeiro a abrir esse caminho foi o romancista e roteirista Jorge Amado (1912-2001), que presidiu o júri na oitava edição e levou ao festival o espírito do Nordeste, dos sertões e das favelas.
Sobre ele, o veículo Tribuna del Festival publicou um perfil: A literatura brasileira, e com ela a latino-americana, precisava de escritores que, como Jorge Amado, recriassem e denunciassem a crua realidade de seu país enorme, violento e, por vezes, esquecido.
Depois veio Nelson Pereira dos Santos (1928-2018), homenageado na trigésima edição e nome fundamental do Cinema Novo na nação sul-americana.
Ele já havia conquistado o Coral de Ficção no sexto festival com Memórias do Cárcere (1984), um título-chave para compreender as conexões do cinema latino-americano.
Por sua vez, Ruy Guerra (1931) recebeu o Coral de Honra por uma obra que investiga a identidade, a memória e a cultura. A Ópera do Malandro (1986) lhe rendeu o Prêmio Especial do Júri, enquanto outros filmes seus acumulam distinções em diversas categorias e confirmam seu lugar na história do festival.
Carlos Cacá Diegues (1940-2025) foi o último brasileiro a recebê-lo, na 39ª edição.
Bye Bye Brasil (1980) havia conquistado o Coral Especial do Júri na segunda edição, e o cinema de Diegues acompanhou as transformações do Novo Cinema Latino-Americano como uma viagem interminável pela pluralidade de um país-continente.
Este Coral de Honra, regado a rum e cachaça, é concedido pelo festival que é, por excelência, o evento dos cineastas desta nossa América, recordou o especialista Luciano Castillo, diretor da Cinemateca de Cuba.
Com o Brasil como convidado de honra, o festival abre uma vitrine para que o talento cinematográfico do país dialogue com o presente do cinema da região, e a obra de Amado, Pereira dos Santos, Guerra e Diegues antecipa essa celebração.
arc/vnl/dns





